Atletas de apoio com dedicação máxima aos olímpicos.

imagem

Eles são 18 judocas com uma função mais que especial na caminhada olímpica rumo à Londres 2012. Os atletas de apoio, os sparrings, como são mais conhecidos, doam todo o tempo e corpo aos atletas da seleção olímpica. No dia 16 de julho eles embarcam com a equipe para a aclimatação em Sheffield, na Inglaterra, e querem ajudar o Brasil a escrever mais uma página vitoriosa na história da modalidade em Jogos.

Os sparrings que viajarão com a equipe foram selecionados de maneira bastante criteriosa, após conversas entre atletas e comissão técnica, para que cada judoca olímpico tenha o mais adequado treinamento possível. À primeira vista, requisitos para ser escolhido como sparring seriam ser do mesmo gênero e da mesma faixa de peso do parceiro de treino, mas este pensamento leva um ippon quando Mayra Aguiar e Maria Suelen sobem no tatame para treinar.

Líder do ranking da categoria até 78 kg, Mayra Aguiar tem como dupla o gaúcho João Vargas, que afirma não ser necessário "pegar mais leve" nos treinamentos.
"Existe uma grande diferença em trabalhar com uma mulher ou com um homem, mas esta diferença não é em relação à intensidade do treinamento, até pelo fato de a Mayra ser de um peso mais elevado, o que exige mais força bruta. Em termos técnicos, o treino pode até ser mais sutil, mas em termos de dureza ele é pesado igual ao entre os homens", conta João Vargas, companheiro de clube de Mayra na Sogipa.

O santista Danilo Ferrante, sparring da Maria Suellen Altheman - medalha de prata no Grand Slam 2010 Rio de Janeiro e de bronze nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011, na categoria acima de 78 kg , concorda com a necessidade de treinar com uma postura mais intensa.
"Elas são cascas-grossas, com um judô agressivo, de pegada e postura fortes. Por isso, não tem essa de aliviar nos treinos, não. Tenho que chegar o mais perto da realidade que elas vão encontrar nas Olimpíadas. Uma realidade de muita força".

Danilo ainda destaca a importância de levar às judocas algumas características que os atletas homens apresentam:
"O João e eu estamos fazendo um papel importante que é trazer o lado mais racional do judô masculino para o emocional judô feminino, muito sentimental".
Confira a lista dos sparings em Londres:
60kg Rafael Miaque (SP)
48kg Gabriela Chibana (SP)
66kg Afonso Baldigen (RS)
52kg Eleudis Valentim (SP)
73kg Alex Pombo Silva (MG)
57kg Flávia Gomes (SP)
81kg Andrey Pirolo (SP)
63kg Fabiana Oliveira (SP)
90kg Vinicius Panini (SP)
70kg Camila Minakawa (SP)
100kg Bruno Altoé (MG)
78kg João Luiz Vargas Júnior (RS)
+100kg David Moura (MT)
+78kg Danilo Gonçalves (SP)
70kg Nadia Merli (SP)
63kg Dione Lima (SP)
+100kg Ruan Silva (RJ)
100kg Renan Nunes (RS)
Fonte : confederação brasileira de judô.

Post Relacionados

Atletas de apoio com dedicação máxima aos olímpicos. KI ITSU SAI " TUDO É UNIDADE" Rating: 5 sexta-feira, 6 de julho de 2012

Nenhum comentário: